domingo, 12 de fevereiro de 2012

Jantar havaiano



Em clima de pré-carnaval e aproveitando o fato de que e impossível sair em Ipanema nessa época do ano tive a ideia de fazer um jantarzinho temático aqui em casa. Como esta um calor absurdo aqui no Rio achei que o tema tropical cairia muito bem!
Corri pra uruguaiana com a minha cunhadinha e tratamos de providenciar toda decoração, guarda chuvinhas, flores e colares havaianos, leque, óculos de sol, e como trilha sonora Jack Johnson, Bruno Mars e Jason Mraz.
O menu vocês podem conferir em detalhes logo abaixo:





Essa é uma entradinha simples de fazer e que tem uma apresentação incrível, é só pegar uma fatia de pão para torta, aquele que vem inteiro,abrir com um rolo de macarrão e rechear como você preferir, eu usei um queijo temperado da marca president, de alho com ervas finas, ai você enrola ele e cobre com papel filme como se fosse um rocambole e deixa uma meia hora na geladeira. Após esse tempo você já pode cortar o rolinho, fica parecido com comida japonesa. Por cima acrescentei ketchup de manga e peperoni, além de passar maionese por fora do rolinho e cobrir com gergelim. Fica perfeito e delicioso!





     
O prato principal foi um:

Filé com brie e chutney de banana com risoni de gorgonzola e uvas verdes.

Preparei o risoni com antecedência refoguei com alho e azeite e depois foi só juntar um pedaço pequeno de gorgonzola, 1 lata de creme de leite, meio pacote de parmesão e uvas cortadas em fatias.
O chutney fiz na noite anterior, a muito tempo queria experimentar uma receita que tinha visto em uma revista, receita do chef Jose Hugo Celidoneo, que leva

1 xícara de vinagre de vinho branco
meia xícara de açúcar mascavo
1 xícara de suco de laranja
5 bananas d`água maduras
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 colher de cafe de pimenta vermelha
3/4 de xícara de passas sem caroco
1 colher de chá de sal
meia colher de chá de canela em pó
meia colher de chá de noz moscada ralada
meia colher de chá de pimenta do reino moída
2 folhas de louro

Acrescentei por conta própria 3 anis estrelados e alguns cravos e substitui a canela em pó pela em pau. Ficou muito bom, mas resolvi postar a receita original, esses itens que usei são opcionais. 
Em uma panela grande coloque o vinagre e deixe ferver. Adicione o açúcar o suco de laranja e deixe por 10 min em fogo baixo. Junte todos os demais ingredientes inclusive a banana cortada em pedaços e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 20 a 30 minutos, mexendo sempre ate fique semelhante a uma geleia, deixe esfriar e guarde na geladeira. Eu retirei as folhas de louro, o anis, a canela, os cravos e bati tudo no triturador, prefiro assim batidinho.

O filé eu temperei com pimenta do reino e fritei na manteiga com o molho nobu, um molho africano que encontrei no supermercado que é divino! Depois foi só colocar umas fatias de brie em cima e levar ao microondas 1 minutinho.

A sobremesa foi um pop cake de chocolate com dece de leite


Fomos dormir bem tarde depois de toda essa comilança, agora é só esperar o carnaval chegar!







Um comentário: